sábado, 27 de novembro de 2010

A ingratidão é quase um hobby.

O fato de você ser facilmente substituído na vida das pessoas, é algo realmente fascinante no meu ponto de vista. É tão fácil usar as pessoas e depois as jogar fora uma hora para outra. Deveria ser visto como um hobby para o ser humano. Pois o ser humano, é absolutamente um nada sem o outro. E ele sabe disso. Mas aceitar verdadeiramente isso, é uma missão quase que impossível. O mundo dá voltas. Hoje você está lá no topo, onde o céu é mais azul, as flores mais bonitas e o ar um tanto menos poluído. Mas num piscar de olhos, você pode estar lá embaixo. Onde tudo é mais umido, escuro e também sombrio. Sempre quando alguém lhe estende a mão, em um momento de dificuldade, você é claro, nunca que vai recusar a ajuda, certo? A mesma pessoa que lhe estendeu a mão, lhe ajuda, de um certo modo, a tirar você do inferno particular em que vivia. Você então começa a sorrir. A voltar a ver todas as cores que o mundo é capaz de lhe mostrar. Você começa a ver graça nas coisas mais simples, as quais antes você nem percebia. Depois de muito tempo, você enfim se sente feliz. Enfim, você sente como se agora estivesse vivendo, realmente. Agora você sente prazer em estar viva. Você começa a sair com amigos que não via a muito tempo. Aqueles mesmos amigos, que quando você esteve ruim, não mandaram um cartão, e nem ao menos ligaram para saber se estava viva ou morta. Agora, você tem certeza de que as coisas estão nos seus devidos lugares. Seu mundo voltou a girar.
Mas e quanto aquela pessoa que lhe estendeu a mão, e lhe ajudou nos momentos em que mais precisou? Um simples obrigado e um tapinha nas costas resolve tudo? Claro que sim. Pois lá no fundo, você sabe que aquela pessoa sabe o quão grata você é por tudo que ela fez por você, certo? Não! Porque ele não vai saber, se você nunca falar. As pessoas não aprenderam a adivinhar pensamentos ainda.
O piore defeito do mundo, é de fato a ingratidão. Você se doa a alguém, e depois de um certo tempo, simplesmente você se vê sozinha. Às vezes, você tenta agir como se isso tudo fosse apenas mais uma das inúmeras coisas naturais da vida. Pois bem, não é. Muitas vezes, sorrir e dizer que está tudo bem, é a "opção mais fácil", mas nem por isso é a mais sincera. Com todos os casos de profunda ingratidão que tive conhecimento, fico a pensar de que vale isso tudo? De que vale ajudar as pessoas, se no instante em que ela se reerguer, ela vai te deixar para trás? Ela vai querer esquecer dos momentos em que ela esteve mal, e com isso, as pessoas que estiveram com ela em tais momentos, também entram no pacote. Isso não é certo. Não é justo. É um ato de completo egoísmo. Tais pessoas deveriam mesmo sentir vergonha dessas atitudes imaturas e infantis. As pessoas não podem usar umas as outras em certos momentos, e depois jogá-las fora quando bem entendem. Não é assim que as coisas funcionam. Não é assim que o mundo gira. Não é assim que a vida é.
A ingratidão está sim virando um hobby. E isso é tão triste quanto vergonhoso.

0 comentários: